sexta-feira, maio 07, 2010

Bica Teatro em Zaragoza

Patricia Soares e Gonçalo Ramos, do Bica Teatro, vão estar nos encontros Alcultur 2010 em Zaragoza, Espanha, com um stand e programação cultural. Esta deslocação conta com o apoio da DGARTES.

http://www.alcultur.org/alcultur/noticias.php

ManiFesto Alcutur

"Os Encontros ALCULTUR são um espaço e um tempo para encontros (e desencontros) de diferentes pessoas, projectos e organizações da (e de) cultura, potenciador de reflexão e debate, de investigação, aprendizagens e conhecimento, de inovação e criatividade, de novas ideias e projectos, de partilha de experiências e boas práticas, e de implementação de novas redes de cooperação.
Constituem uma plataforma de contactos e relações formais e informais e materializam-se dando expressão à emergência das especificidades, das diversidades e das diferenças que caracterizam os múltiplos actores que, assumindo a cidadania, intervêm na cultura e na educação contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades.

Os Encontros articulam e fazem convergir no mesmo espaço / tempo a reflexão e a intervenção concreta, convocam a investigação, as ciências e os cientistas sociais, mas também a administração pública (central e local), os profissionais, os agentes culturais, as empresas, os actores locais, os criadores e os artistas, e estruturam-se em torno de painéis de debate que assumem diversos formatos de acordo com os temas e os participantes (oradores e audiências).
Em cada edição existe um tema âncora que, no entanto, não exclui a abordagem de outros “assuntos” culturais que estejam no centro do debate público e que se considere pertinente integrar no programa.

Os Encontros têm periodicidade anual e duração variável e realizam-se em itinerância pelas diferentes cidades ALCULTUR, concretizando uma estratégia de descentralização cultural e contribuindo, assim, para o desenvolvimento local.

Complementarmente aos Encontros, são desenvolvidas diversas actividades paralelas designadamente um programa cultural próprio e a Tertúlia ALCULTUR que proporcionam momentos privilegiados de contacto informal entre os participantes.

Os Encontros ALCULTUR têm como objectivos:
• Contribuir para a formação, valorização e qualificação dos profissionais e organizações da cultura;
• Contribuir para a definição e implementação das políticas públicas nas áreas da cultura e da educação;
• Contribuir para cooperação e o diálogo intercultural;
• Contribuir para a criação de redes de cooperação cultural;
• Contribuir para a descentralização cultural;
• Favorecer a cooperação internacional e o contacto com criadores, investigadores, profissionais, projectos e organizações culturais de outros países"