quarta-feira, dezembro 22, 2010

Lançamento do novo livro de poemas de Paula Tavares


Ana Paula Tavares apresenta novo livro em Lisboa

"As «outras margens» da Caminho fazem aportar nas livrarias portuguesas Como Veias Finas na Terra, esta terça-feira. É um fino volume de poesia, vertido do imaginário de um dos mais relevantes nomes da poesia angolana.

A livraria CE Buchholz acolhe o lançamento de Como Veias Finas na Terra, o novo título de Ana Paula Tavares, a partir das 18h30 de hoje, dia 7. A apresentação lisboeta do título será feita por Tania Macêdo, académica brasileira especialista em literatura angolana.

O livro é publicado na colecção «Outras Margens» da Caminho, que tem feito chegar aos leitores portugueses a obra de Ana Paula Tavares (n. Lubango, 1952), historiadora com doutoramento em História e Antropologia, e um dos nomes mais relevantes das Letras de Angola.

Como Veias Finas na Terra é mais um tomo – de 56 páginas – da produção poética de Ana Paula Tavares, distinguida com o Prémio Mário António de Poesia em 2004 por Dizes-me Coisas Amargas como os Frutos (2001) e com o Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola por Manual para Amantes Desesperados (2006).

No novo livro, «[o]s referentes temáticos são africanos, mas são tratados de uma forma universal e intimista, através de uma escrita delicada, depurada, imagética», lê-se na nota que antecipa a sessão agendada para o número 4 da Rua Duque de Palmela." in www.rascunho.net

Paulo Patraquim, do Bica Teatro, foi convidado para ler alguns poemas da escritora angolana Paula Tavares