
Ana Paula Tavares apresenta novo livro em Lisboa
"As «outras margens» da Caminho fazem aportar nas livrarias portuguesas Como Veias Finas na Terra, esta terça-feira. É um fino volume de poesia, vertido do imaginário de um dos mais relevantes nomes da poesia angolana.
A livraria CE Buchholz acolhe o lançamento de Como Veias Finas na Terra, o novo título de Ana Paula Tavares, a partir das 18h30 de hoje, dia 7. A apresentação lisboeta do título será feita por Tania Macêdo, académica brasileira especialista em literatura angolana.
O livro é publicado na colecção «Outras Margens» da Caminho, que tem feito chegar aos leitores portugueses a obra de Ana Paula Tavares (n. Lubango, 1952), historiadora com doutoramento em História e Antropologia, e um dos nomes mais relevantes das Letras de Angola.
Como Veias Finas na Terra é mais um tomo – de 56 páginas – da produção poética de Ana Paula Tavares, distinguida com o Prémio Mário António de Poesia em 2004 por Dizes-me Coisas Amargas como os Frutos (2001) e com o Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola por Manual para Amantes Desesperados (2006).
No novo livro, «[o]s referentes temáticos são africanos, mas são tratados de uma forma universal e intimista, através de uma escrita delicada, depurada, imagética», lê-se na nota que antecipa a sessão agendada para o número 4 da Rua Duque de Palmela." in www.rascunho.net
Paulo Patraquim, do Bica Teatro, foi convidado para ler alguns poemas da escritora angolana Paula Tavares